Menu

Corpo Docente

Coordenação

Coordenadora 

Ana Carolina de Araújo Silva 

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2016), mestre em Comunicação pela Universidade de Marília (2011) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando como coordenadora da Especialização em Comunicação Multiplataforma e docente no Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). É vice coordenadora do Grupo de Pesquisa COM XXI (Comunicação para o Século XXI) e integrante do PRACCOM (Prática da Convergência na Comunicação das Organizações). Ministra disciplinas e desenvolve pesquisa nas áreas específicas de Programação Visual, Textos Informativos, Publicações Periódicas e Projetos Multidisciplinares.  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8934256951399210 

Disciplinas: Comunicação multiplataforma na contemporaneidade I, Produção impressa integrada ao digital

Vice coordenadora 

Flávia Lúcia Bazan Bespalhok 

Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014). Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Especialista em Praxis e Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e graduação em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1987). É professora adjunta da Universidade Federal do Paraná em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em áudio, vídeo e fotografia. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2546766334189026 

Disciplinas: Comunicação multiplataforma na contemporaneidade II, Produção digital em audiovisual

Professores

Alexander Robert Kutzke  

Possui Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (2008), Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2011) e Doutorado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de Informática Educacional, Inteligência Artificial e Desenvolvimentos Web e Mobile.  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3453803361614898 

Disciplina: Produção e gerenciamento de conteúdo para web

Claudia Irene de Quadros  

Professora permanente do PPGCOM-UFPR. Coordenadora do grupo de Pesquisa COM21. Jornalista e relações públicas pela UFPR, com doutorado em Comunicação pela Universidade de La Laguna e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Pompeu Fabra. Faz parte do corpo docente do curso de Relações Públicas da UFPR. Integra o conselho científico de periódicos da área da Comunicação. Já participou de vários projetos de pesquisa conjuntos com apoio da Comunidade Europeia e da Capes. Foi vice-presidente, diretora científica, editora da BJR e coordenadora do Prêmio Adelmo Genro Filho da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor. Também foi coordenadora e vice coordenadora (2016-2020) do GT Estudos de Jornalismo da Compós. Faz parte da rede de pesquisa JORTEC – Jornalismo e Tecnologia da SBPJor. Atuou como coordenadora do PPGCOM da Universidade Tuiuti do Paraná e da Universidade Federal do Paraná. A publicação da pesquisadora reflete sobre as reconfigurações da mídia em contexto de convergência, processos interacionais no jornalismo digital, e nos dispositivos conectivos das organizações. Tem pesquisado nos últimos cinco anos a comunicação pública para a ciência.  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8293988696774235 

Disciplina: Identificando públicos: do mapeamento às estratégias de comunicação

Cleverson Ribas Carneiro  

Possui graduação em Letras Potuguês/Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Letras (2002) e doutorado em Estudos Literários (2008) pela mesma universidade. Atua como professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, principalmente no Curso de Tecnologia em Comunicação Institucional nas áreas de prática de textos corporativos e para ambiente online. Apresenta ainda experiência nas áreas de Literatura, Educação e Linguística Aplicada, tendo já lecionado Literatura Portuguesa e Brasileira, Prática e Metodologia de ensino de Português e Línguas Estrangeiras – Inglês e Alemão, Prática de Textos Corporativos, com ênfase em textos para o ambiente WEB.   

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7120699430322497 

Disciplina: Técnicas para copywriting

Eduardo Fernando Uliana Barboza  

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), especialista em Comunicação Integrada, Design Instrucional, Marketing Digital e User Experience (UX) e Design de Experiências. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Doutorando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Integra os Grupos de Pesquisa Mídia, Tecnologia e Cotidiano (MT&C), INCOM (Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais) e PRACCOM (Prática da Convergência na Comunicação das Organizações). Possui experiência em assessoria de comunicação, plataformas digitais e no desenvolvimento de produtos gráficos. Trabalhou em agências de comunicação e como assessor de imprensa de empresas, entidades e associações do terceiro setor no interior de São Paulo e Minas Gerais. Nos últimos anos, atuou como professor substituto nas universidades estaduais de Minas Gerais e Mato Grosso e na Universidade Federal do Paraná ministrando disciplinas nas áreas de Novas Narrativas da Comunicação, Comunicação Digital, Comunicação Institucional e Design Gráfico.  

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2010753404704609 

Disciplina: Narrativas digitais contemporâneas

Hertez Wendel de Camargo  

Doutor em Estudos da Linguagem, UEL (2011); Mestre em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, UNICAMP (2006); bacharel em Publicidade e Propaganda, e Jornalismo. Atua no ensino superior desde 2002. Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) onde é o atual coordenador do curso de Publicidade e Propaganda. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPR. Foi vice-diretor da Editora da UFPR (2017-2019). Autor do livro MITO E FILME PUBLICITÁRIO: ESTRUTURAS DE SIGNIFICAÇÃO (Eduel, 2013, versão em e-book 2016) – finalista na categoria Comunicação do Prêmio Jabuti 2014. Possui experiência na área de Assessoria em Comunicação, com ênfase em Produção Editorial, Direção de Arte e Storytelling. Em produção audiovisual possui experiência em Documentários, Videoarte e filmes de curta-metragem. No teatro possui experiência em atuação e roteiro. Pesquisador das áreas relacionadas a Imagem, Imaginário, Antropologia e Consumo. Coordenador do SINAPSENSE – Laboratório de Inovação em Neurociência do Consumo da UFPR. Coordenador do SINAPSE – Laboratório de Consumo, Criação e Cultura projeto de extensão, do curso de Publicidade e Propaganda da UFPR. Em seu currículo, as temáticas mais frequentes na contextualização da sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Mito, Arquétipo e Consumo; Imagem, Narrativa e Antropologia do Consumo; Mídia e Religiões Ameríndio-afro-brasileiras; Marca, Storytelling e Neurociência do Consumo.  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2778413245735367 

Disciplina: Fundamentos de Storytelling

Jaime Wojciechowski  

Professor Titular da Universidade Federal do Paraná-UFPR, Vice-Diretor do Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Doutor em Informática Aplicada em Engenharia Florestal pela UFPR, Mestre e Informática Aplicada em Inteligência Artificial pela PUCPR. Atua desde 1994 na docência de ensino superior e ingressou na UFPR no ano de 2006. Leciona as disciplinas de Análise e Projetos de Sistemas no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é coordenador do curso de Especialização em Desenvolvimento Ágil de Software e Engenharia de Software lecionando a disciplina de Modelagem Ágil de Software. É vice-coordenador do curso de Especialização em Inteligência Artificial Aplicada lecionando as disciplinas de Aprendizado de Máquina e Laboratório de Inteligência Artificial. Participa de dois Grupos de Pesquisa na área de aplicações de Técnicas de Inteligência Artificial e Análise Inteligente de Dados Atuou de 1985 a 2006 como Analista de Sistemas em ambiente de desenvolvimento de grande porte Mainframe. Trabalhou na área de desenvolvimento no Banco do Estado do Paraná, Banco Itaú, Banespa Santander e HSBC Bank Brasil. Nestas empresas atuou também na área de treinamento para a formação de novos programadores. É autor de dois livros Linguagem de Programação COBOL para Mainframe (www.lcm.com.br) e JCARBON – Software na WEB com Data Mining para estimativas de Carbono (https://my.nea-edicoes.com/catalog).  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0397967877373558 

Disciplinas: Gestão de projetos de comunicação com metodologias ágeis, Inteligência artificial e comunicação

Júlia Bettuz Barboza da Costa  

Graduada em Comunicação Institucional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Produção Audiovisual pela PUCPR. Atualmente trabalha com tecnologia e audiovisual na produtora de documentários Monkey Fingers, cursa a especialização de Design Educacional: Criatividade, Inovação e Tecnologias na PUCPR e estuda design e programação na Apple Developer Academy. Sua relação com tecnologias imersivas começa em 2016, com vídeos 360. Nessa época fez um workshop com Ricardo Laganaro (ganhador de um Emmy por uma experiência em realidade virtual), produziu diversos vídeos nesse formato e visitou o maior evento de realidade virtual do mundo, o VR Days. Desenvolveu diversos projetos em 360 e VR e mais recentemente ficou em 1º lugar em um hackathon da Recode em parceria com a Meta com um jogo em realidade virtual que ensina sobre a preservação de corais. Para saber mais sobre seus últimos trabalhos, confira o portfólio em 3D no metaverso: https://hubs.mozilla.com/M2nYVP9.  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2376961935136445 

Disciplina: Metaverso e comunicação: presença, conexão e inovação

Juliana Bueno  

Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2006) e com 2º Grau Técnico em Desenho Industrial pelo antigo CEFET – PR (1999); é Doutora em Ciência da Computação (2014) e Mestre em Informática (2009) pela UFPR – na área de Interação Humano-Computador. Ainda, tem Pós-Doutorado em Design pelo PPGDesign-UFPR (2015-2016). Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Design da UFPR e professora permanente e pesquisadora do PPGDesign-UFPR. É membro dos grupos de pesquisa: SAITE – Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde (grupo: acessibilidade, tecnologias assistivas e inclusão) desde 2021, Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA) desde 2020, Design Digital e da Informação desde 2014 e Design de Interação para a Inclusão e o Desenvolvimento Social desde 2010. Também foi membro do grupo de pesquisa: Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) de 2004 a 2014, onde colaborou em projetos como: Linux Educacional, Proinfodata, Paraná Digital, entre outros. Atualmente, é coordenadora do curso de Design Gráfico da UFPR e vice-coodenadora do LabDSI-UFPR. Tem interesse por pesquisas na área de: IHC/Design de Interface e de Interação, Design da Informação, Acessibilidade, Design Inclusivo, Design Centrado no Humano e Visual Thinking.  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3989763513737083 

Disciplina: Design de Experiência

Juliana da Silva Passos  

Possui graduação em Letras – Português / Inglês (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (2006), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter (2017), mestrado em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2009) e é doutora em Letras pela mesma instituição (2014). Atuou como professora substituta na Universidade Federal do Paraná por quatro anos (2010-2012 / 2014-2016), professora do curso de Letras da FAE Centro Universitário (2012-2013), professora de Língua Portuguesa como língua estrangeira e embaixadora cultural no College of Charleston (Carolina do Sul, Estados Unidos), como bolsista do programa Fulbright FLTA (2013-2014) e como professora da Universidade Positivo Online (2014). Atualmente atua como professora adjunta e pesquisadora no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná e como tradutora voluntária da ONU. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, literatura, tradução, ensino de Inglês como língua estrangeira, português como língua estrangeira, tecnologia e Educação à Distância.  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8956564593546421 

Disciplina: Metodologia do ensino superior

Juliane Martins  

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo – pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e em Letras – Português – pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem especialização em Comunicación Científica pela Universitat Pompeu Fabra – Idec (Barcelona – Espanha) e mestrado em Educação pela PUCPR. Atualmente é professora da UFPR no curso de Comunicação Institucional. Tem experiência em jornalismo especializado (empresarial e científico), assessoria de imprensa e comunicação organizacional. Entre os temas de pesquisa estão comunicação e educação, extensão universitária, assessoria de comunicação e comunicação visual.  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5397929512361080 

Disciplinas: Assessoria em comunicação integrada, Oficina de redação científica

Letícia Salem Herrmann Lima  

Profissional com 26 anos de mercado nas áreas de Comunicação e Marketing. Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Comunicação e Linguagens, Pós-graduada em Marketing, Especialista em Marketing de Varejo e Gestão de Produtos e Marcas, com graduação em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Professora do Curso de Comunicação Institucional na UFPR, convidada em diversas pós-graduações de universidades conceituadas nas áreas de Neuromarketing, Pesquisa de Mercado, Planejamento e Mídias Digitais. Professora orientadora da agência Experimental de Comunicação Institucional da UFPR – ZIIP e da Agência Escola UFPR. Consultora de marketing e comunicação. Desenvolve pesquisas na área de consumo com ênfase em branding, publicidade, mídia integrada, Neurociência do Consumo e Neurocomunicação. Coordenadora do SinapSense UFPR – Laboratório de Inovação em Neurociência do Consumo.  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3076728187265824 

Disciplinas: Gestão one line de produtos comunicacionais, Neurociência do consumo

Silvana Maria Carbonera  

Mestre e doutora em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR. Professora associada da UFPR, dedicação exclusiva, docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Membro do Grupo de Pesquisa “Educação e Tecnologia: Pessoas e Protagonismos”, com foco na pesquisa em Proteção de Dados Pessoais. Ministra o conteúdo de Direitos Autorais e Proteção de Dados Pessoais para Comunicação Institucional.   

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3724547996581310 

Disciplina: Aspectos jurídicos na comunicação multiplataforma

Universidade Federal do Paraná


Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225 - Jardim das Américas
81520-260 | Curitiba |
comunicacaomultiplataforma@ufpr.br
(41) 3361 4905
Universidade Federal do Paraná


Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225 - Jardim das Américas
81520-260 | Curitiba |
comunicacaomultiplataforma@ufpr.br
(41) 3361 4905

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais